Fotógrafo usa raios ultravioleta para registrar insetos e plantas em ensaio

Com flash adaptado, canadense testa novo estilo de fotografia

Fotógrafos têm explorado cada vez mais as possibilidades da fotografia com novas tecnologias. O canadense Don Komarechka sempre buscou em seus retratos de natureza e macro um olhar diferente para plantas e insetos. Mas foi usando raios ultravioleta que conseguiu um efeito inesperado em suas imagens. “Muita da minha fotografia gira em torno do que não conseguimos ver com nossos olhos”, disse ao site PetaPixel.

Leia mais:
+ Avril Lavigne é a artista mais perigosa para se buscar na internet; entenda
Submarino nuclear dos EUA usa controle do Xbox 360 em navegação
Músico cria banda formada por robôs e o vídeo é impressionante

No artigo, ele explica que há dois tipos de fotografia usando os raios UV: UV por reflexão e UV fluorescente. Você pode usar tanto uma luz que emita UV (como o próprio sol) e captar somente estes raios pelo sensor da câmera com algumas adaptações ou por fluorescência, com um equipamento normal, mas tomando cuidado para apontar os raios nos lugares onde quiser o efeito.

“É interessante notar que tudo na natureza tem alguma espécie de fluorescência. Tudo brilha. O segredo está na intensidade da luz. Precisa ser um percentual correto para não contaminar seus resultados”, explicou.

Em seus experimentos, ele usou três flashes Yongnuo 685 adaptados para emitirem somente os raios UV. No artigo original, ele chega a explicar o processo de adaptação.

Veja os resultados:

Na imagem, os flashs modificados pelo canadense para chegar ao resultado. (foto: Reprodução)


Curta nossa página no Facebook

Back to top